Prefeito mantém decisão em em encerrar a oferta do ensino do 1º ao 5º ano no Padre Parreiras

A Câmara Municipal de Luz realizou nessa terça-feira (18/12), sob a presidência do vereador Wanderson Pinto da Silva, a 5ª reunião extraordinária do ano para a eleição da nova mesa-diretora biênio 2019-2020. Novamente a comunidade escolar e pais de alunos da Escola Municipal Padre Parreiras marcaram presença maciça no Plenário da Câmara, tendo em vista que o Prefeito Ailton Duarte e a Secretária de Educação Rosemary Ferreira da Silva foram convocados, por meio de ofício, pelo presidente da mesa diretora para discutirem sobre o remanejamento dos alunos da Escola Municipal Padre Parreiras para o Dom Manoel.

Fizeram uso da Tribuna Livre o Prefeito e a secretária de Educação. Ailton Duarte disse que a decisão em encerrar a oferta do ensino do 1º ao 5º ano no Padre Parreiras foi em razão das dificuldades financeiras em que o município se encontra, haja vista que o governo estadual não está fazendo o repasse dos recursos do FUNDEB (R$ 1.700.00,00 é a dívida atual do governo com o município de Luz) para pagamento dos professores. Mas ponderou que é uma experiência e, caso o cenário mude com o novo governo de Minas, poderá rever a decisão.

Ainda segundo o prefeito, a Prefeitura ainda não tem dinheiro em caixa para pagar a folha de pagamento de dezembro dos professores.

Os números apresentados pela secretária de educação apontam que, com a junção das duas escolas, o município vai economizar R$ 713.707,81 ao ano contra os R$ 1.463.625,32 que, hoje, são investidos na Escola Padre Parreiras.

Segundo os vereadores, faltou transparência no processo pois é a primeira vez que o gestor do município participa de um encontro, de forma democrática, para discutir a situação da escola, uma vez que a Câmara promoveu reuniões internas entre pais e a comunidade escolar do Padre Parreiras mas o prefeito não participou, apesar de ter sido convidado . Para eles, foi uma decisão arbitrária. “Não há democracia se não ouvirmos as pessoas envolvidas no processo”, observou o vereador Marcos Fiuza.

Vereadores, comunidade escolar, pais e simpatizantes da causa ponderaram junto ao prefeito para voltar atrás em sua decisão de transferir os alunos para o Dom Manoel, fazer cortes nas contas do governo, ver onde pode economizar, porém o prefeito disse que ele era obrigado a tomar tal medida .  “Nunca se falou em fechar uma escola por causa de uma crise financeira”, salientou a diretora do Padre Parreiras Ieda Duarte.